PMOC

Entenda o que é PMOC de uma vez por todas!

A relação dos ambientes climatizados com a saúde

Os brasileiros passam em média 8 horas do seu dia trabalhando, em boa parte, dentro de ambientes fechados de escritórios e empresas. Também é verdade que o Rio de Janeiro é um dos estados mais quentes, razão pela qual cada vez mais empresas têm buscado os serviços de climatização através da utilização de sistemas de ar condicionado.

Além da temperatura interna, também há diversos perigos presentes em ambientes fechados, como fatores de origem física, química ou biológica, responsáveis pela Síndrome do Edifício Doente, que afeta com mais intensidade pessoas com alguma pré-disposição ao desenvolvimento de doenças respiratórias.

Estes dois fatores afetam a saúde, bem estar, conforto e produtividade no trabalho, de forma que ambientes climatizados estão diretamente ligados a qualidade de vida dos funcionários de uma empresa!

Uma coisa é certa: ter um sistema de climatização de ambiente deixou de ser luxo!

O uso de ar condicionado tornou-se necessário para a manutenção da vida, e por esta razão, o Ministério da Saúde criou a Portaria MS nº 3.523/98, implementando o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle.

Mas afinal... O que é o PMOC?

O Plano de Manutenção, Operação e Controle é uma exigência do governo, para a instalação, operação e manutenção de sistemas de climatização, pois grande parcela das doenças agravadas pela Síndrome do Edifício Doente estão diretamente ligadas aos sistemas de ar condicionado, em razão de:

  • Instalação inadequada
  • Operação e manutenção precárias
  • Sistemas de climatização ineficientes

Assim, o Ministério da Saúde tornou necessidade a aprovação de procedimentos que visem minimizar o risco potencial à saúde dos ocupantes de ambientes climatizados.

O PMOC é um sistema de manutenção fiscalizado pela Anvisa, através de procedimentos de verificação do estado de limpeza, remoção de sujidades e manutenção da integridade e eficiência de todos os componentes dos sistemas de climatização, com o objetivo de garantir a qualidade do ar dentro de interiores.

Desta forma, o PMOC busca manter o sistema de climatização dentro de padrões de qualidade, com a definição de medidas e vigilância da composição química do ar de interiores,  identificação de poluentes, seu controle, bem como a definição e execução de pré-requisitos de projetos de instalação. Por isso, através do Plano de Manutenção, Operação e Controle busca-se:

  • Manter limpos os componentes dos sistemas de climatização, tais como: bandejas, serpentinas, umidificadores, ventiladores e dutos, de forma a evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos à saúde humana, mantendo a boa qualidade do ar interno.
  • Utilizar produtos biodegradáveis na limpeza dos componentes do sistema de climatização.
  • A verificação periódica das condições físicas dos filtros, mantendo-os em condições de operação e substituindo-os quando necessário.
  • Utilizar o compartimento onde está instalada a caixa de mistura do ar de retorno e ar de renovação exclusivamente para o sistema de climatização, sendo proibido conter no mesmo lugar materiais, produtos e qualquer utensílio.
  • Preservar a captação de ar externo livre de possíveis fontes poluentes externas, utilizando, no mínimo, um filtro classe G1.
  • Garantir a renovação adequada do ar interior dos ambientes climatizados, que equivale a 27m3/h/pessoa.
  • Descartar resíduos sólidos retirados do sistema de climatização após a limpeza, em recipiente adequado para evitar o espalhamento de partículas inaláveis.
O PMOC é obrigatório?

O uso Plano de Manutenção, Operação e Controle é obrigatório quando há sistemas de climatização com capacidade acima de 5 TR (15.000 kal/h = 60.000 BTU/H), sendo implementado através da contratação de um responsável técnico habilitado.

É importante que você saiba que o não cumprimento da Portaria do Ministério da Saúde configura infração sanitária, sujeitando o proprietário ou locatário do imóvel ou preposto, bem como o responsável técnico, quando exigido, às penalidades previstas na Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, sem prejuízo de qualquer outra sanção prevista em lei!

leia aqui a Lei nº 6.437
Minha empresa não adotou o Plano de Manutenção, Operação e Controle. E agora?

Se a sua empresa ainda não adotou o PMOC, não se preocupe! Nós, da Clomatech Climatização de Ambientes podemos te ajudar! Estamos situados na Rua Vicente Renda, 545, Parque Lafaiete, e atuamos em todo o estado do Rio de Janeiro, com profissionais especialistas em PMOC, aptos a fazer a manutenção preventiva, corretiva e instalação de equipamentos de ar condicionado em ambientes comerciais e industriais! Prestamos serviços para diversos hospitais e unidades de pronto atendimento no Rio de Janeiro, tendo entre nossos parceiros:

  • Mahatma Gandhi Hospital
  • Plasma Laboratório
  • Igreja Nova Vida de Parque Lafaiete
  • Assembleia de Deus Vitória em Cristo, situada na Vila da Penha

Lembre-se: a adoção do PMOC é obrigatória caso o sistema de climatização da sua empresa seja acima de 60.000 BTU!

O que está esperando? Estamos aqui pra resolver o seu problema!

O momento é agora! A Clomatech Climatização de Ambientes convida sua empresa a melhorar os padrões de qualidade e produtividade dos funcionários através dos nossos serviços de ótima qualidade, bom preço, e são realizados por profissionais especializados! Trabalhamos com marcas como Carrier, Hitachi, Springer, Midea, Electrolux, Consul, Gree, Samsung, Trane, entre outras. Nossos equipamentos são da modalidade:

 

  • Splits: silencioso, discreto e pode facilmente ser adaptado a decoração do ambiente. Este modelo é composto por uma unidade interna Evaporadora e uma unidade externa Condensadora, que nunca deve ficar em ambientes fechados. As duas unidades são ligadas por tubulações frigorígenas para a circulação do gás refrigerante.

 

  • ACJ – Ar Condicionado de Janela: o modelo composto por uma unidade única, instalada na parede, é considerado o mais tradicional do mercado. Sua principal vantagem é a fácil instalação.

 

  • Self Contained: indicados para médios e grandes ambientes, funcionam com condensação a água e a ar, além de possuir baixo custo de instalação, manutenção e gasto elétrico, reunindo as duas unidades no mesmo gabinete. Possuem filtros de ar em telas laváveis, individuais por grelha, bem como proteção contra sobrecarga e temperatura.

 

  • Chiller: funcionam como resfriadores de água, com o objetivo de resfriar o ar, produtos ou equipamentos conforme necessidade. São modelos capazes de trabalhar com uma grande variação de temperatura, podendo até ser negativa quando utilizados aditivos. Permitem o controle da umidade relativa e temperatura do ar.

 

  • Sistema VRF: denominado de Fluxo de Gás Refrigerante Variável, é um sistema de ar condicionado central que funciona com uma única unidade condensadora ligada a várias unidades evaporadoras, através de um ciclo único de refrigeração. Cada unidade evaporadora funciona de maneira independente, de acordo com as programações dadas pelo usuário. Perfeito para edifícios comerciais de médio e grande porte.

Fale Conosco

Responderemos a você com a maior satisfação.

entrar em contato